História de Taboão da Serra

História de Taboão da Serra O Taboão da Serra é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana de São Paulo.

A palavra "taboa" veio do tupi, e "serra", português, o que deu nome ao município.

Visão geral

Sem divisas geográficas relevantes com a capital paulista, Taboão da Serra não se distingue das cidades paulistanas que fazem divisa com a cidade, como Butantã e Campo Limpo.

Por muitos anos, a cidade se dividiu entre o perfil de cidade “dormitório” – residência de muitos trabalhadores da cidade de São Paulo – e de localidade industrial.

Até meados da década de 1990, a cidade mantinha o perfil industrial como principal atividade econômica.

O parque industrial da cidade, no entanto, não era suficientemente robusto para absorver toda a mão-de-obra da cidade, que acabava se deslocando até São Paulo para encontrar emprego. No início dos anos 2000, o caráter econômico passou por mudanças.

Com o encarecimento dos custos e os problemas de tráfego, muitas indústrias deixaram à cidade e o município passou a ter características mais comerciais, passando a ocupar em poucos anos o posto de pólo de atração de serviços da região sudoeste da Grande São Paulo.

Nessa época, grandes varejistas – como o Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Wall Mart e a Nacional Iguatemi (administradora do Shopping Taboão) – realizaram investimentos na cidade, o que consolidou o perfil terciário da cidade.

A vinda de grandes varejistas abriu novas frentes de emprego e oportunidades para os habitantes. Com a chegada dessas empresas, a cidade passou a contar com serviços que não existiam na cidade, como cinemas e supermercado aberto 24 horas.

Isso consolidou a cidade como pólo de atração de cidades vizinhas – como Embu e Itapecerica da Serra – e de cidades paulistanos próximos – como o Butantã, Vila Sônia, Portal do Morumbi, Campo Limpo e Capão Redondo.

Apesar da mudança econômica, a cidade ainda sofre com os problemas comuns às áreas periféricas das grandes cidades brasileiras. Os índices de criminalidade são altos, principalmente na região periférica, cuja população se concentra em atividades de baixa e média escolaridade.

Um exemplo do delicado quadro da segurança pública é a conquista da segunda delegacia de polícia, que ocorreu apenas em 2006.

Apesar desta conquista problemas políticos impedem a instalação do novo distrito policial que por decreto deverá ser localizado na cidade de Pirajuçara.

História

A história de Taboão da Serra é de certa forma antiga, e em alguns aspectos confunde com a própria história da cidade de São Paulo.

A área que hoje se chama Taboão da Serra nos séculos XVI e XVII fez parte da rota dos bandeirantes paulistas que viviam nos arrebaldes que hoje pertence ao centro de São Paulo.

Muitos bandeirantes passavam pelo município em busca de índios para escravizá-los e ao mesmo tempo servia de rota tanto para o litoral paulista, quanto ponto de passagem para a região sul do Brasil.

No século XVI padres jesuítas passavam pelas matas que hoje faz parte do município para fundar áreas para protegerem os índios dos paulistas, localizada no município de Embu, divisa com Taboão da Serra.

Quanto ao nome do município provavelmente veio da taboa, que é uma planta hidrófila que era facilmente encontrada na cidade, em brejos próximos ao córrego Pirajuçara que corre no município. E Serra provavelmente veio da forma do relevo exuberante que o município apresenta, funcionando como um imenso divisor de água.

Sendo assim, a palavra "taboa", veio do tupi, e "serra", português, o que deu nome ao município. Na região havia diversas aldeias indígenas que foram destruídas nos fins do século XIX e início do XX pelos europeus recém-chegados na região, tanto para a posse da terra para atividade agrícola, quanto para o surgimento de pequenas vilas, as quais foram formadas no início do século passado.

A emancipação de Itapecerica da Serra, e a conseqüente elevação à categoria de município, deram-se em 1° de janeiro de 1959, graças aos esforços de, entre outros, Léo Baranowsky, Sebastião da Cunha, Benedito Carneiro de Freitas, Hosuke Hatake, Luzia Hellmeister, Mary Rose Ducase Maciel, José Andrade de Moraes, José Ruiz Moreno e Álvaro Manoel de Oliveira.

Geografia

Localizado na Região Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Grande São Paulo, está a oeste da capital paulista, na microrregião de Itapecerica da Serra.

A população estimada pelo IBGE em 2008 era de 224.757 habitantes e a área é de 20km², o que gera uma densidade demográfica de 10.704,17 hab/km².

Clima

O clima da cidade, como em toda a Região Metropolitana de São Paulo, é subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco.

A média de temperatura anual gira em torno dos 20Cº, sendo julho o mês mais frio (média de 15°C) e o mais quente fevereiro (média de 23°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1300 mm.

O pequeno município tem como vizinhos a capital paulista, Embu, a sudoeste e oeste, e uma diminuta divisa com Cotia, a noroeste.

Taboão da Serra é uma das menores cidades da Região Metropolitana de São Paulo, posto dividido com São Caetano do Sul, cidade da região conhecida como ABC Paulista.

População

Cerca de 38% da população de Taboão da Serra é composta por nordestinos ou descendentes diretos. 20% são de paulistas do interior ou descendente, 23% é proveniente de outros municípios da Grande São Paulo, 8% são sulistas - principalmente do Paraná e Rio Grande do Sul - 10% são imigrantes ou descendentes - principalmente japoneses, coreanos, chineses e poloneses e 1% estão como outros.

Grande parte dos nordestinos e descendentes é negra ou mestiça, havendo também, uma parcela branca de origem portuguesa.

Os de origem sulista e sudestina são, majoritariamente, de ascendência portuguesa, italiana, espanhola, alemã, polonesa, libanesa, ucraniana e holandesa.

A maior comunidade estrangeira da cidade é a dos japoneses, que representam cerca de 15% dos estrangeiros.

• Brancos 66,2%
• Amarelos 10,6%
• Pardos 14,4%
• Negros 8,8

Demografia

Pessoas residentes (Censo 2000): 197.644 habitantes

Estabelecimentos de saúde: 28 estabelecimentos

Leitos hospitalares: 183 leitos

Leitos hospitalares disponíveis ao SUS: 49 leitos

Ensino (2004). Matrículas:

Ensino fundamental: 34.806 matrículas

Ensino médio: 12.330 matrículas

Eleitores: 161.120 (2000)

Instituições Financeiras: 18 agências bancárias

Rendimento médio chefe de família = R$ 849,08

Administração

A cidade é governada (2005/2008 - 1º Mandato - 2009/2012 - 2º Mandato) pelo prefeito Evilásio Farias (PSB), cujo nome político é "Doutor Evilásio".

Antes de chegar à prefeitura, o médico Farias foi deputado federal pelo mesmo partido e vereador na cidade. Também já exerceu o cargo de Secretário Municipal de Assistência Social na cidade de São Paulo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/




  Sobre o EncontraTaboãodaSerra
Fale com EncontraTaboãodaSerra
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Taboão da Serra no Facebook siga o Encontra Taboão da Serra no Twitter Encontra Taboão da Serra no Google+


Termos EncontraTaboãodaSerra | Privacidade EncontraTaboãodaSerra