Famílias de Taboão da Serra já podem pedir tarifa social na conta de luz
quarta-feira, 14 de setembro de 2011A prefeitura da cidade Taboão da Serra, através da secretaria do Bem Estar Social, assinou uma parceria com AES Eletropaulo para agilizar o cadastro dos clientes da concessionária no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
Em Taboão da Serra, cerca de 3 mil pessoas serão beneficiadas com a tarifa social, com desconto de até 65% na conta de luz. Para usufruir do benefício é necessário se enquadrar no perfil de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Para obter maiores informações basta procurar o CRAS de referencia da região do morador.
Além de Taboão da Serra, Embu das Artes, Mauá, São Paulo, Santo André, São Bernardo, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Osasco já assinaram o Termo de Cooperação Técnica. A distribuidora está definindo o cronograma em conjunto com as Prefeituras Municipais, com base nas áreas de maior concentração de famílias com o perfil de renda mencionado.
Nesse mês de setembro a distribuidora deve iniciar um mutirão de preenchimento das informações de seus clientes no CadÚnico. Com isso, famílias que tinham direito ao benefício estarão com suas informações atualizadas de acordo com a nova regra da tarifa social de energia elétrica, estipulada pela Aneel. Em outros casos, quem não sabia do benefício e se enquadra às mudanças, também será cadastrado.
Ao todo, a concessionária prevê disponibilizar 250 entrevistadores de campo e outros 110 digitadores para todos os municípios para cadastrar clientes no CadÚnico e emitir o NIS (Número de Inscrição Social), pré-requisitos para a concessão do benefício da Tarifa Social.
Novas regras
O benefício da Tarifa Social é concedido aos clientes que possuem renda familiar per capita de até meio salário mínimo, comprovada por NIS registrado no CadÚnico, ou famílias em que um dos membros usufrua do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), concedido a pessoas com deficiência ou com mais de 65 anos que comprovem não ter condições de se manter ou de ser mantido pela sua família.
O desconto é aplicado para até 220 kWh/mês de consumo.
Caso o cliente ultrapasse esse volume, receberá o benefício referente aos 220 kWh/mês. Uma família que consome, por exemplo, 160 kWh/mês e é beneficiada pela tarifa social paga 38% a menos na fatura, ou seja, em vez de pagar R$ 57,11 pagará R$ 35,16.
Os documentos necessários para a inscrição no CadÚnico são: conta de energia elétrica, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, carteira de identidade, certidão de casamento ou nascimento.
Serviço
Endereços dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)
CRAS – Pirajuçara
Rua Luiz Carlos Ventura, 79 – Jd. Mituzi
CEP: 06775-270
TEL: 4138-8040 – ramal (8033)
CRAS – Saporito
Rua Marechal Floriano Peixoto, 242 – Jd. Saporito
CEP: 06783-020
TEL: 4139-9106
CRAS – Scândia
Rua Guilherme Busto, 130 – Jardim Scândia
CEP: 06785-010
TEL: 4139-8353
CRAS – Trianon
Rua Rodrigues Alves, 29 – Vila Mafalda
CEP: 06783-360
TEL: 4685-2091
CRAS – Vila Sônia
Rua Áurea Tavares, 381 – Jd. Vila Sônia
CEP: 06765-440
TEL: 4786-2593
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Taboão da Serra tem o primeiro motel ecologicamente correto do país
- Natal: lojistas de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra querem faturar
- Barrados pelo Ficha Limpa vão tentar eleger herdeiros em Taboão da Serra
- Acusados na fraude do IPTU em Taboão da Serra assinam termo
- Operação Sono Bom fecha bares em Taboão da Serra